Vereador propõe projeto visando segurança à Comunidade e proteção ao meio ambiente

No dia 27 de abril próximo passado, o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) propôs à apreciação da Câmara Municipal de Pinhais um Projeto de Lei para corrigir uma grave distorção que vem tomando conta das ruas da cidade. A intenção é combater a prática do abandono de cabos e fios soltos em postes e ruas do município pelas empresas de energia, telefonia e cabo, internet, dentre outras após realizarem reparos, trocas e substituições.

As operadoras quando realizam serviços de manutenção, normalmente não retiram os resíduos dos materiais usados (fios) largando dependurado nos postes ou mesmo jogados no chão.

Tal situação vem se alastrando na cidade e ninguém assume a responsabilidade tanto pela poluição visual causada quanto ao perigo à integridade física dos transeuntes, ciclistas e motoqueiros que ficam sujeitos a choques elétricos ou mesmo a outros tipos de acidentes de consequências imprevisíveis.

O Projeto de Lei se baseia na própria Constituição Federal que estabelece poder e dever aos municípios de legislar sobre matéria que dizem respeito a seu ordenamento territorial, além disso, também assegura o direito ao cidadão a viver em um ambiente ecologicamente equilibrado, livres da poluição visual ocasionada pela fiação solta, fragmentada, pendurada, amarrada e enrolada nos postes ou jogadas nas ruas e calçadas da cidade.

Precisamos acabar com o excesso de fios e cabos soltos ou amarrados em postes em decorrência do desuso e garantir assim mais segurança à população de um modo geral e minimizar o impacto visual negativo que tanto prejudica a paisagem e, desta forma, assegurar a organização do espaço urbano em Pinhais.

Matéria enviada pela Assessoria de Gabinete

 

 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1551 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*