O ano começou e com ele novidades na politica de Pinhais. Baseado nas informações divulgadas em primeira mão pelo blog do Fabio Cristiano, analisamos a situação do Poder Legislativo de Pinhais. Vamos La!!!
A nova composição das comissões da Câmara de Pinhais
As três comissões permanentes da Câmara Municipal de Pinhais têm nova composição para o ano de 2018. A informação pode ser confirmada no site da Câmara Municipal de Pinhais.
O ano começou com novidades para o poder legislativo. Embora sejam algumas pequenas mudanças, podemos fazer analises políticas deste novo posicionamento dos parlamentares nas comissões. A seguir:
NOVA FORMAÇÃO (2018): ANTIGA FORMAÇÃO (2017)
Justiça e Redação: Justiça e Redação:
Carlinhos do Elisa (PT) – Presidente Airton (PSC) – Presidente
Binga (PPS) Binga (PPS)
Cecilia Padovan (PDT) Cecilia Padovan (PDT)
Professora Cinéia (PROS) Carlinhos do Elisa (PT)
Zé Francisco (PMDB) Zé Francisco (PMDB)
Finanças, Fiscalizações e Licitações: Finanças: Fiscalizações e Licitações:
Leandro do Zezinho (PMDB) – Presidente Tavinho (PT) – Presidente
Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS)
Dirceu da Aposentadoria (PSD) Filho (PDT)
Filho (PDT) Leandro do Zezinho (PMDB)
Tavinho (PT) Vinicius (PTC)
Comissão de Políticas Públicas: Comissão de Políticas Públicas:
Renan Ceschin (PTN) – Presidente Jane Carteira (PR) – Presidente
Jane Carteira (PR) Pioco (PSDC)
Pioco (PSDC) Polaco do Perola (PPS)
Polaco do Pérola (PPS) Professora Cineia (PROS)
Vinicius (PTC) Renan Ceschin (PTN)
Não integra nenhuma comissão Não integrava
Airton (PSC) Dirceu da Aposentadoria (PSD)
Novos presidentes
As três comissões trocaram de presidentes. Se no primeiro ano da legislatura os veteranos ocuparam os postos, agora foi dada a oportunidade aos vereadores que estão no primeiro mandato. O mandato será de um ano.
Base atrai mais aliados
No primeiro ano da legislatura, as presidências das comissões foram ocupadas pelos vereadores que estiveram na coligação da Prefeita Marli Paulino (PDT).
Airton (Justiça e Redação), Tavinho (Finanças) e Jane Carteira (Políticas Públicas).
Note que os parlamentares que apoiaram o candidato da oposição Passarinho na última eleição municipal, nenhum exerceu a presidência de alguma das comissões, porém agora, Leandro do Zezinho (Finanças) e Renan Ceschin (Políticas Públicas), no segundo ano da legislatura exercerão as presidências.
PT mantém presidência
O PT que antes ocupava a presidência de Finanças com o vereador Tavinho hoje preside com Carlinhos do Elisa a Comissão de Justiça e Redação. O partido segue firme na base ocupando a comissão mais importante da Câmara de Pinhais.
Ex-presidentes
Os vereadores Airton e Tavinho não continuaram nas presidências das respectivas comissões.
Ficou de fora
No caso de Airton, além de deixar o posto, não ficou integrando a Comissão de Justiça e Redação, e em nenhuma das outras duas comissões. Embora sendo da base e se posicionando favorável às propostas do Executivo, ficou de fora. No mínimo estranho!
PT troca de presidência
Tavinho saiu da presidência de Finanças, mas o partido assumiu a de Justiça e Redação. Possivelmente um acordo entre os colegas petistas. O parlamentar do PT já havia assumido a presidência de Finanças e depois a de Justiça e Redação, em seu primeiro mandato. Já neste segundo, retornou a presidência de Finanças. E agora é apenas um integrante.
Pros ganha espaço
O partido da vice-prefeita Rosa Maria, o Pros, agora tem representante na comissão de Justiça e Redação com Professora Cineia. Um sinal de reforço para administração pública na comissão mais importante do legislativo.
Um vereador muda e o outro entra na comissão
O vereador Vinicius sai da comissão de Finanças, a segunda mais importante da Casa e passa para a de Políticas Públicas. Perdeu espaço! Já Dirceu da Aposentadoria que antes não participava de nenhuma das comissões, agora integra a de Políticas Públicas.
Sem oposição
Uma questão importante e nítida na Câmara Municipal de Pinhais é que não há oposição. Mesmos aqueles que foram contrários a prefeita Marli Paulino (PDT) na eleição de 2016, hoje estão na base da administração municipal. Os posicionamentos políticos deixam visível a questão. Coisas da política!
De olho em 2020
O próximo passo, obviamente que após as eleições de 2018 será pela disputa da Presidência da Casa de Leis de Pinhais e a formação da próxima Mesa Executiva. Raios e trovões poderão acontecer na disputa das próximas eleições municipais em 2020.
Faça um comentário