Vereadores de vários municípios, mesmo em débito com a justiça que foram eleitos ou reeleitos por esse Brasil afora, são exemplos da pouca atenção – ou possivelmente de favores recebidos – dos eleitores na hora de depositar o voto de confiança. Por outro lado, expõe a fragilidade ou morosidade das nossas instituições.
Outra situação complicada
Candidatos a prefeitos que disputaram as eleições respondendo à Justiça e que saíram vitoriosos nas urnas, não puderam assumir pelo fato de o veredito final ter sido pelo impedimento de determinados candidatos de entrarem na disputa e ser anunciado somente após o pleito.
Quem paga a conta
Como explicar os custos financeiros destas eleições mal acabadas (prefeitos) neste momento em que a PEC 241, em tramitação no Congresso, que limita investimentos públicos, enfraquece o Sistema Único de Saúde (SUS) e mexe na Previdência levando prejuízos à população de um modo geral?
Alguns exemplos apontam que os vícios vão de Norte a Sul
Paraiba
Ubiraci Rocha (PPS), que responde pelos crimes de “pistolagem” e cinco processos por homicídio na Paraíba, mesmo na cadeia, foi eleito ao cargo de vereador na cidade de Catolé do Rocha, no Sertão do estado, a 411 km de João Pessoa. (Portal Cantu).
Paraná
O vereador de Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, Claudelei Torrente Lima (PT), o Cachorro, tomou posse do cargo em uma cerimônia na Penitenciária Industrial de Cascavel, no oeste, na tarde desta quarta-feira (18), onde está preso desde o dia 4 de novembro de 2016. (Correio do Povo do Paraná).
Em Foz do Iguaçu foram empossados os vereadores Anice Gazzaoui (PTN), Darci Siqueira (PTN), Rudinei de Moura (PEN), Edilio Dall’Agnol (PSC) e Luiz Queiroga (DEM), todos envolvidos na “Operação Pecúlio” da Policia Federal que desvendou falcatruas nas secretarias da Saúde e Obras da cidade. (Tribuna).
Minas gerais
Na cidade de Frutal (MG), no Triangulo Mineiro, sete vereadores foram presos durante a “Operação Déjá-vu” da Policia Civil mineira. São eles: Ricardo Mazzarope (PTdoB), Nene Finuh (PTdoB), Joab Baratão (PSC), Romero da Silva Menezes (PRTB), Ezio dos Santos (PR), Douglas Doyal (PSOL), Edson Yamagami (PSOL). (O Estadão).
Faça um comentário