Saiba o que falaram os vereadores eleitos e não eleitos de Pinhais na sessão de hoje.

É de praxe que discursos de queixas ou de agradecimentos aconteçam pós eleições.

Obvio que, após abertas as urnas e a contagem seja finalizada, as situações de cada agremiação durante a campanha seja desnudada.

Apesar dos pesares, todo o candidato ou candidata tem ciência sobre nosso sistema eleitoral. Como ele é.

Nosso sistema eleitoral estabelecido pela Constituição de 1988 aponta que existem dois sistemas dentro do próprio sistema eleitoral, ou seja, o sistema majoritário e o sistema proporcional.

  1. O sistema majoritário aponta que o candidato eleito alcance a maioria simples ou absoluta na eleição.
  2. Já, o sistema proporcional diz que o CANDIDATO e o seu partido atinjam o QUOCIENTE ELEITORAL.

Portanto, contestações ou choradeira sobre nosso sistema eleitoral serve apenas para tentar justificar o fracasso nas urnas.

O vereador reeleitoTielo, agradeceu a todos e lembrou que muitos não acreditavam na reeleição dele, inclusive o vereador Binga.

Joãozinho Ribeiro que que foi o candidato mais bem votado, ficando na 10ª colocação e não foi reeleito, criticou seu partido, o União Brasil dizendo que é um partido muito ruim. Destacou que o partido não enviou recursos para que os candidatos e candidatos pudessem aplicar na campanha.

Joãozinho Ribeiro, alfinetou a ex-prefeita de Pinhais e hoje deputada estadual Marli Paulino por ela não ter eleito o filho vereador. Concluiu dizendo que foi uma vergonha.

De acordo com o vereador Paulão, ele e Arnaldo Vizinho Solidário não faziam mais parte do grupo de vereadores reeleitos segundo as previsões. Lembrou o que dizia o ex-presidente da Casa, Osmar Nunes, não tá morto quem peleia.

Já o vereador Filho diz que sai de cabeça erguida. Não foi reeleito, mas terá na Câmara, alguns que entrarão mudo e sairão calados porque devem pra justiça e vão se acertar com ela. Não citou nomes.

A votação do PSB de Pinhais foi destacada pelo vereador Carlinhos do Elisa que citou que a sigla fez mais de 6 mil votos e conseguiu duas cadeiras. Parabenizou os candidatos e a todos que contribuíram para sucesso desta eleição.

Pioco, vereador reeleito, diz que usa pouca a tribuna, mas é de muita ação, trabalhando de domingo a domingo. Só não disse em que, ou o que  faz.

Binga não devemos alfinetar ninguém na política. Afinal, ninguém sabe o dia de amanhã.

Renan disse que o pai, Dr. Marcos Ceschin, será um fiscalizado pra acompanhar a área da saúde, upa e novo hospital. Citou que fez história, pois foi primeiro vereador a sair da região metropolitana e se eleger em Curitiba.

Vida política que segue.

Vamos aguardar pra ver o desempenho que a nova composição da Câmara de Vereadores de Pinhais que assumirá a partir de 1° de janeiro de 2025 terá.

Não tenho bola de cristal, mas é bem provável que o vereador Pioco venha assumir a presidência da Câmara a partir de janeiro de 2025.

Visite nossas redes sociais

YouTube: https://www.youtube.com/c/TVOPONTODAPOLITICA

Blog do Chicao: http://www.facebook.com/blogdochicaosomavilla

Bluesky: @chicosomavilla.bsky.social 

Instagran:  https://linktr.ee/blogdochicaosomavilla

Facebook:  http://www.facebook.com/blogdochicaosomavilla

Tik Tok: @chico.somavilla

X (antigo Twitter) @Chicaosomavilla

Site: www.chicaosomavilla.com.br

 

 

 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1547 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta