Informações de bastidores cogitam a possível saída de Ratinho Junior da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu). O secretário abandonaria a pasta entre março e abril deste ano pelo descontentamento de um decreto assinado pelo governador Beto Richa em novembro do ano passado. Este decreto criou o Comitê de Investimento do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Estado do Paraná. Pelo texto, cabe ao grupo – e não mais à Sedu – autorizar a celebração de convênios com os 399 municípios paranaenses. A secretaria perdeu autonomia, pois todas as decisões não são mais de Ratinho, e sim, do governador. Confirmando a saída, Ratinho volta para a Assembleia Legislativa e tudo indica que cuidará de sua campanha ao Governo do Estado, em 2018.
Lula candidato a presidente
Na próxima sexta-feira (20), o PT realiza em São Paulo, reunião do Diretório Nacional da sigla. Para aproveitar a ocasião, setores do PT articulam o lançamento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sila à Presidência da República. Pela proposta, Lula seria lançado candidato ao terceiro mandato com a plataforma de revogar imediatamente, caso eleito, todos os feitos do governo Michel Temer (PMDB) – em especial a PEC do teto e a reforma da Previdência – com amparo de uma frente composta por movimentos sociais e partidos de esquerda.
Cancelamento da Festa da Uva
A Prefeitura de Colombo, Bete Pavin (PSDB) confirmou na última quarta-feira (11) o cancelamento da tradicional Festa da Uva. A justificativa é que no atual cenário de crise, serão priorizados outros serviços, pois a cidade em 2016, caiu a arrecadação em 20 milhões. O evento chegaria à 54.ª edição e estava prevista para ocorrer entre os dias 9 e 12 de fevereiro.
Vereadora Anice
A Justiça expediu um mandado de segurança garantindo a posse da vereadora Anice Nagib Gazzaoui (PTN) em Foz do Iguaçu. A decisão é do juiz Rodrigo Luiz Berti, da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca, emitida nesta sexta-feira (13). O prazo dado pela Justiça foi de 48 horas.
Novo deputado estadual
O ex-prefeito de São Jorge D´Oeste, Luís Raimundo Corti, assumiu na última segunda-feira (09), no gabinete da Presidência da casa, o mandato de deputado estadual, na vaga deixada pelo deputado Leonaldo Paranhos (PSC) na Assembleia Legislativa do Paraná. Paranhos deixa o Legislativo estadual após ser eleito prefeito de Cascavel. Corti foi candidato a deputado estadual pelo PSC nas eleições de 2014 e obteve 20.495 votos, ficando como terceiro suplente. Como os dois primeiros suplentes, Toninho da Farmácia e Berto Sila, foram eleitos prefeitos dos municípios de São José dos Pinhais e Laranjeiras do Sul, respectivamente, Corti herdou a vaga da coligação.
Extinção de 96 municípios
Um estudo do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) divulgado na última quarta-feira (11) apontou que 96 dos 399 municípios do Paraná, ou 24% do total, são inviáveis economicamente e deveriam deixar de existir. Segundo o levantamento, esses municípios que têm até 5 mil habitantes, não produzem receita suficiente – seja através de arrecadação própria, seja de repasses do Estado e do governo federal – para manter serviços básicos.
O presidente do TCE, conselheiro Ivan Bonilha, que encaminhou o resultado do estudo ao Tribunal de Contas da União (TCU) defende que a lei que versa sobre criação, incorporação e fusão de municípios seja “flexibilizada”. E que os municípios que não tem viabilidade financeira sejam reincorporados às cidades de origem, se transformando em distritos.
Durval assume presidência do TCE
Aconteceu na quinta-feira (12), a posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), conselheiro Durval Amaral.
O novo presidente assume o TCE-PR para o biênio 2017-2018, no lugar do conselheiro Ivan Bonilha, que esteve à frente do órgão entre 2015 e 2016. Ao seu lado, tomaram posse o vice-presidente Nestor Baptista, e o corregedor-geral, Fabio Camargo. Em seu primeiro discurso, ele anunciou que tribunal dará prioridade neste ano à fiscalização do sistema prisional do Estado.
Assembleia dos Servidores
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pinhais (SINSERP) realizou na última quinta-feira, dia 12 de janeiro, na Paróquia Nossa Senhora da Luz, no bairro Emiliano Perneta, Assembleia Geral Extraordinária. No encontro, foram tratadas as questões de mobilização dos Servidores de Pinhais para definir de ações de enfrentamento ao projeto de lei de iniciativa do executivo aprovado pela Câmara Municipal na primeira semana de janeiro. Entretanto, as decisões tomadas nesta reunião ainda não constam no site da entidade.
Tadeu Veneri visita SINSERP
Na última segunda-feira, dia 09 de janeiro, o SINSERP recebeu a visita do Deputado Estadual Tadeu Veneri (PT). O deputado é contrário às alterações trazidas pela aprovação da “PEC do teto”. O parlamentar mostrou solidariedade às causas do Sindicato disponibilizando acesso para contato direto.
Faça um comentário