O vereador Airton (PSC), em seu pronunciamento no Grande Expediente durante a sessão da Câmara Municipal de Pinhas (PR) desta terça-feira (14), pediu à mesa diretora da Câmara, a retirada do projeto “mutirão de castração de cães” que havia proposto, uma vez que o vereador Renan Ceschin (PTN) apresentaria um projeto semelhante batizado como, “castramóvel”.
Ambos chegaram a um acordo e deverão apresentar na próxima semana um novo projeto englobando as duas propostas (mutirão de castração e “castra móvel”). Airton destacou que existe verba para castração de animais e que deverá ser usada para atender a população que recorre à prefeitura para estes serviços.
Renan ratificou as palavras do vereador Airton destacando que, a união entre os vereadores deve estar acima dos interesses particulares para o bem da coletividade.
Imposto progressivo
Vereador Vinícius (PTC) propôs a apresentação de um “projeto indicativo” ao Executivo que incentive e facilite à população, a quitação de impostos atrasados como (IPTU, ISS).
Por outro lado, o vereador também sugeriu que seja proposto pelo Executivo, o “imposto progressivo” para grandes áreas, pois esta seria uma forma de acabar ou diminuir com a especulação imobiliária. Segundo palavras do vereador, as grandes áreas são deixadas “criando mato”.
Outra sugestão feita pelo vereador: A cobrança de 10% sobre grandes áreas, mesmo quando não haja aumento do IPTU.
Vinicius destacou que esta lei existia em Pinhais e lamentou sua extinção, pois hoje os especuladores levam vantagens, uma vez que pagam os mesmos percentuais de impostos que um cidadão que possua pequena propriedade.
Finalizou dizendo que na sessão da semana passada ouviu conversas que no município tem lotes com 12 apartamentos e que cada apartamento paga IPTU entre R$ 1.000,00 a R$ 1.200,00, porém não apontou endereço e nem inscrição imobiliária.
Burocracia
Jane Carteira (PR) elogiou a proposta dos vereadores Renan e Airton e falou que na gestão passada se esforçou bastante pela causa animal, porém não teve êxito pela falta de auxilio. Disse que a burocracia prejudica a adesão da comunidade, pois ela, para ser atendida, “tem que preencher fichas, tem que passar por várias coisas, tem que participar de palestras, mas as pessoas não querem participar”. Enfim, as pessoas querem castrar seus animais, mas não querem assistir as palestras. Ai fica difícil, concluiu.
Competência
Binga (PPS) enalteceu a decisão da prefeita Marli Paulino (PDT) em ter convidado Luizão para assumir o cargo de coordenador executivo salientando a competência do ex-prefeito. Sobre inadimplência, o vereador falou: “temos que achar uma forma de trazer o contribuinte para pagar, pois foi feito bastante asfalto e tem muito atrasado”. Finalizou seu pronunciamento tecendo elogios ao governador do estado do Paraná, Beto Richa (PSDB).
Faça um comentário