Na manha desta quinta feira (12), a Polícia Federal realizou a “Operação Encilhamento” a fim de investigar possíveis fraudes sobre aplicações indevidas de recursos de Institutos de Previdência Municipais em fundos de investimento com debêntures (título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor) emitidas por empresas de fachada. As fraudes, caso sejam comprovadas, podem ultrapassar o valor de R$ 1,3 bilhão.
Vários estados
Policiais Federais e auditores-fiscais da Receita Federal iniciaram o cumprimento de 60 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão temporária expedidos pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo nos seguintes estados: “São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Goiás!”.
Em Pinhais
Na Pinhais Previdência, segundo informações de seguidores do blog, nesta manha, a Policia Federal teria apreendido computadores e documentos para averiguações. Ninguém teria sido preso e tampouco foram mencionados ou divulgados nomes pela PF.
Há que se verificar e corrigir rumos, se necessário. Há informação na imprensa que há mandado de prisão em Pinhais.
Qual o aporte de capital investido a fundo de retorno duvidoso???
Perdas consideráveis colocarão o Pinhais Previdência em situação pouco confortável!
O estranho é que por ocasião da visita da Polícia Federal, todo o sistema informatizado da Prefeitura de Pinhais “entrou em colapso”, inclusive o e-mail oficial @pinhais/Zimbra, o que pode significar “perda de dados”, de forma irreparável prejudicando visivelmente muitas coisas que por ali estariam cristalinas.
Repito, há que se apurar responsabilidades…