Em quatro municípios do estado do Paraná estão ocorrendo eleições neste domingo (02): Foz do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Pirai do Sul e Quatiguá.
Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu, o candidato mais votado a prefeito Paulo Mac Donald (PDT), teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral por improbidade administrativa, com base na Lei da Ficha Limpa, ele foi condenado por irregularidades durante o período em que exerceu o cargo, entre 2005 e 2012.
Na cidade das Cataratas, seis candidatos estão na disputa pelo comando da prefeitura: Francisco Lacerda Brasileiro (PSD), Irineu Rodrigues Ribeiro (PV), Marcelino Vieira de Freitas (PT), Osli de Souza Machado (PPS), Phelipe Abib Mansur (Rede).
Nova Laranjeiras
O ganhador do pleito de 02 de outurbo, Eugênio Milton Bittencourt (PT), teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por rejeição de contas públicas. No caso, o Tribunal de Contas do Estado identificou a compra de medicamentos em volumes superiores às necessidades da população, falta de fiscalização na entrega dos remédios e o recebimento de notas fiscais irregulares.
Em nova Laranjeiras a disputa pela prefeitura está entre Altamiro de Cristo (PMDB) e José Lineu Gomes (PPS),
Piraí do Sul
O prefeito eleito em Piraí do Sul, Antônio El-Achkar (PTB), teve a registro impugnado por ter feito uma viagem ao Japão e à China em 2009, quando chefiava a prefeitura, sem apresentação de prestação de contas. A viagem custou R$ 19 mil na ocasião e teria sido paga com recursos públicos.
Em Pirai do sul cinco candidatos estão no páreo pela prefeitura: Valter Mainardes (PRTB), Márcio Flávio da Silva (PMB), Maricelso Ribeiro (PDT), Valentim Zanello Milleo (PSD) e José Carlos Sandrini (PHS).
Quatiguá
Em 02 de outubro último, o candidato reeleito em Quatiguá, Efraim Bueno Moraes (PMDB) não conseguiu assumir a prefeitura em razão de duas ações movidas contra ele por improbidade administrativa devido a irregularidades praticadas em 2011.
Adelita Parmezan de Moraes (PTB) e Luís Fernando Dolenz (PSDB) disputam à prefeitura na cidade.
Direto da fonte
Conforme informações repassadas por fonte de Foz do Iguaçu, a boca de urna tá apontando vantagem ao candidato Francisco Lacerda Brasileiro do PSD, o popular “Chico Brasileiro” que poderá abocanhar mais de 50% dos votos válidos e sagrar-se vencedor do pleito.
Ainda segundo a fonte, dos 165 mil eleitores, praticamente 40% deixarão de exercer o direito ao voto em decorrência da decepção pelo impedimento de Paulo Mac Donald ter assumido a prefeitura após ter ganhado com larga vantagem as eleições de 02 de outubro passado.
Por outro lado, segundo a fonte, a baixaria vista nos debates ocorridos durante o processo eleitoral é fator preponderante pelo descrédito ou desinteresse do eleitorado no pleito. Muito mais do que a primeira hipótese, conclui.
Fica a pergunta
Os culpados pela realização destas novas eleições (que implicam em novos gastos do dinheiro publico) arcarão com as despesas ou ficarão por conta da população?
Faça um comentário