As eleições municipais são as mais importantes para todos os partidos políticos, independentemente de seus espectros políticos, pois nos municípios é que se encontram ou se formam as bases da sustentabilidade eleitoral. Os resultados destas eleições servem de base para as eleições gerais.
Pinhais
Quem está no meio político percebe com certa facilidade as movimentações promovidas pelas elites partidárias atrás de filiações para fortalecimento de suas siglas que possam garantir legendas importantes e, consequentemente, cadeiras no Legislativo nas eleições de 2016.
Cargo majoritário
Provavelmente, os interesses das direções partidárias não se atenham somente à garantir presença no Legislativo, mas sim e, principalmente, visem acordos políticos que possibilitem lançar nomes para disputar o cargo majoritário, ou no mínimo vice em alguma coligação.
Quem Luizão apoiará
É óbvio que nestas conversas a sucessão municipal é assunto pertinente, uma vez que o prefeito Luizão (PT), por estar cumprindo o segundo mandato não estará no páreo como candidato nas eleições do ano que vem. A curiosidade maior se dá em torno de qual candidatura majoritária estará orbitando. Esta situação cria suspense deixando o meio político pinhaiense com a “pulga atrás da orelha”.
Prováveis candidaturas
Nomes como Profº. Demétrio (PP), Gilberto (PT), Leonildo Gordo (PRB), Márcia Ferreira (PMDB), Marcos Ceschin (PSC), Marli Paulino (PDT) e Rosa Maria (PT) despontam em rodas de conversas como possíveis candidaturas à prefeitura nas eleições municipais de 2016, em Pinhais. Especula-se que Luis Cassiano poderá ser o candidato do PV.
Vereança
É possível que dentre os nomes citados, e outros que possam aparecer, alguns venham desistir da intenção em disputar o cargo de prefeito e voltem suas energias às disputas nas proporcionais, pois até o inicio do processo eleitoral, muitas nuvens irão passar. Como diria o ex-governador mineiro, Magalhães Pinto: “A política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.
De leve
De um modo geral, significativa parcela da população ainda está um tanto alheia quanto a sucessão do atual prefeito de Pinhais, mas isso não quer dizer que esta parcela não venha a se interessar quando o processo eleitoral iniciar. Com certeza ela participará de forma efetiva, uma vez que estará em jogo o futuro do município.
A racionalidade do voto é um instrumento importante para a depuração da vida politica.
Você esqueceu de citar o PSD , que também pretende lançar candidatura própria.
Por favor, envie o nome do candidato para eu citar em outra materia.
Não esqueça de incluir em seu comentários o PSDB que ainda está vivo em Pinhais !!!
Flávio, por favor envie o nome do candidato que posto matéria informando.