Historicamente, eleições municipais para o legislativo exigem maior desempenho dos concorrentes em relação às disputas em outras esferas, ou seja, para deputado estadual ou federal, pois a quantidade dos interessados nas disputas municipais é bem maior.
Por outro lado, para que determinado partido obtenha sucesso em uma eleição municipal é preciso mensurar os votos que o partido abocanhou em eleições anteriores e o cacife político-eleitoral do candidato ao cargo majoritário, entre outras variáveis.
*Bruno Marques Schaefer – Cientista Social. Mestre e doutorando em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escreve e pesquisa sobre partidos políticos e financiamento eleitoral. Atua como membro pesquisador nos grupos “Partidos e Coligações Eleitorais na Nova Democracia Brasileira” e “Radiografia dos Novos Partidos brasileiros: Gêneses e Trajetórias”.
*Tiago Alexandre Leme Barbosa – Cientista Social. Mestre e doutorando em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escreve e atual como pesquisador nas áreas de partidos políticos, elite partidária e novos partidos.
Faça um comentário