Execução de brasileiro afeta relações entre Brasil e Indonésia

marco archer
Marco Archer

Executado

A execução do brasileiro e instrutor de voo livre, Marco Archer Cardoso Moreira, ocorrida neste sábado (17) pela justiça da Indonésia causou um desconforto diplomático entre os dois países. A presidente Dilma Rousseff solicitou imediatamente a vinda do embaixador brasileiro na Indonésia, Paulo Alberto Silveira Soares, à Brasília.

Relações afetadas

Normalmente quando um embaixador é chamado às pressas para seu país de origem é sinal de que as relações diplomáticas foram afetadas.

Asa Delta

Marco Archer que teve dois pedidos de clemência negados pelo governo indonésio foi preso ainda em 2004 ao entrar na Indonésia portando 13,5Kg de cocaína acomodados dentro dos tubos de uma asa delta e flagradas pelo raio-X do aeroporto internacional de Jacarta.

“Nota à imprensa”

A Presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer ocorrida hoje às 15:31 horário de Brasília na Indonésia.

Sem desconhecer a gravidade dos crimes que levaram à condenação de Archer e respeitando a soberania e o sistema jurídico indonésio, a Presidenta dirigiu pessoalmente, na sexta-feira última, apelo humanitário ao seu homólogo Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu, como prevê a legislação daquele país.

A Presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico como na carta enviada, posteriormente, por Widodo.

O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países.

Nesta hora, a Presidenta Dilma dirige uma palavra de pesar e conforto à família enlutada.

O Embaixador do Brasil em Jacarta está sendo chamado a Brasília para consultas.

Secretaria de Imprensa

Secretaria de Comunicação Social

Presidência da República”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*