As eleições estão ai, batendo em nossas portas, nos chamando para o exercício do voto. Na disputa por cadeiras na Câmara Municipal, a luta pelo voto é feita palmo a palmo pelos candidatos. Não tá fácil para ninguém. Nada está decidido nas proporcionais, e tudo pode acontecer.
Comentários e “previsões” sobre quem entra e quem sai são assuntos que não saem da pauta no meio político.
Listas apontando favoritos foram espalhadas na cidade, porém nenhuma com o vigor científico, ou seja, todas duvidosas.
Mas os comentários que rolam por ai apontam nomes que poderão emplacar no domingo (02).
Por outro lado, a disputa no interior dos partidos está ferrenha.
Esta semana foram jogados (de forma maldosa) panfletos apócrifos denegrindo o candidato Leandro do Zezinho (PMDB). Há quem diga – porém eu não acredito – que gente do próprio partido cometeu essa lamentável e deplorável ação.
Veja as conversas que rolam na cidade:
Na coligação PDT/PMN, Marcinho, Cecília Padovan Luis de Souza são os nomes mais comentados, com o primeiro tendo a possibilidade de ser o mais votado. Mas o partido tem nomes de peso que poderão surpreender.
No PMDB/PPL o “disque me disque” é que Zé Francisco está em alta e que o partido corre o risco de alcançar apenas uma cadeira. Outros nomes como Agostinho do Aviário e Leandro estão no páreo.
No PPS que saiu com 23 candidatos, os nomes de Binga, Silvio Star, Polaco do Pérola e Tiéco estão bastante comentados, porém as conversas dizem que o partido continuará com duas cadeiras.
No PSDC/PTN a briga por uma cadeira está acirrada e, segundo comentários, Renan Ceschin e Pioco são os mais cotados para representar a coligação no Legislativo. Mas, Ari corre que por fora, segundo especulações, poderá mudar a direção do vento.
Na coligação PRB/PHS/PSDB/PSD, Josué Valério está bem cotado na boca do povo, Roma do PHS vem na segunda colocação, Leonildo Gordo, como diz o ditado, não está morto. Dirceu da Aposentadoria tem, por tradição, bom desempenho eleitoral.
O PSB de Joãozinho Ribeiro que coligou com o PP do vereador Profº Demétrio, segundo as rodas de conversas poderá não alcançar a legenda necessária, pois dois candidatos do PP renunciaram, além de que, um ou dois nomes tiveram seus pedidos de registros indeferidos embora tenham entrado com recurso junto à Justiça Eleitoral. Alcançando legenda, o vereador Joãozinho tende a ser o primeiro da lista. O bicho é bom de voto!
Na coligação PSC/PR, o bicho ta pegando entre os candidatos Airton 20.000, Jorge Ricardo e Jane Carteira. As “bocas santas” da política dizem que a coisa lá tá embrulhada com leve vantagem para o vereador Airton 20.000 que tende a ser o primeiro da lista caso o partido consiga legenda. A luta por uma possivel segunda vaga tá uma verdadeira briga de foice no escuro.
Na coligação do PROS com PRB e PMB, sete nomes despontam na boca do povo com possibilidades de abocanhar uma das vagas: Alexandre Cesar, Arildo da Segurança, Joselito, Marcelo Rosa da Ouvidoria, Profª Cinéia, Profº Marcos Oliver e Valmir. Peleia brava!
A coligação PTC/PRTB e PCdoB, tem os nomes de Édio de Souza, Furiatti, Gilmar, Paulão e Vinicius despontam como principais. Aqui também a coisa não tá fácil para ninguém, ou seja, não tem favorito.
O bicho tá pegando também na coligação PT/PSL/PV/PCdoB, pois nomes como Carlinhos do Eliza, Gilberto, Ivone, Tavinho e Tomé, disputam duas vagas, segundo se comenta na cidade inteira. Dizem que Tavinho pode ser o campeão de votos na sigla, mas há quem diga que Gilberto possa aparecer em primeiro. Mas, Carlinhos, Ivone e Tomé estão antenados e trabalhando muito para superar as expectativas. Vamos aguardar para ver o que vai dar!!!
OBS: As colocações acima não devem ser entendidas como opinião deste blogueiro, mas sim como assuntos presenciados em diversas rodas de conversas na cidade.
Esqueceu Laércio da CULTURA 13013 que está forte… Inclusive numa pesquisa de intenção de votos ele aparece em 16 mais votado.
Escreva ai meu amigo Chicão, no PMDB uma cadeira é do Professor João Batista, ele não anda na boca do Povo e sim na confirmação das urnas, votos silenciosos, depois você me diz, abraço,