Mais de 10 mil eleitores pinhaenses não fizeram recadastramento biométrico e tiveram seus títulos cancelados. Se você estiver em dívida com a Justiça Eleitoral, aproveite o momento e corra regularizar sua situação.
Leia convite I
Cartório Eleitoral de Pinhais convida os eleitores eleitores a regularizarem sua situação perante à Justiça Eleitoral. Para tanto, o eleitor deverá comparecer à Central de Atendimento, levando documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência.
Quem está com o título cancelado não pode, além de não votar, obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos bancários. Além disso, terá dificuldades para ser investido e nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Leia convite II
O Cartório Eleitoral de Pinhais convida os adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a se alistarem como eleitores do nosso município, tornando-se verdadeiros cidadãos pinhaenses.
O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição Federal. Em seu artigo 14, a Carta Magna estabelece que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos” e que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.
Para tirar o primeiro título de eleitor, basta que o jovem se dirija ao Cartório Eleitoral de Pinhais, levando a documentação necessária (carteira de identidade, comprovante de residência e certificado de reservista caso o jovem tenha mais de 18 anos).
Faça um comentário