Eleição da Federação Paranaense de Futebol vira disputa política

Hélio Cury ou Ricardo Gomyde, quem será o presidente da PFP?
Hélio Cury ou Ricardo Gomyde, quem será o presidente da PFP?

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) elege no mês de abril a nova diretoria que conduzirá os trabalhos da entidade. E há dois meses do pleito, o cenário vem ganhando destaque na imprensa pelo bate chapa que vai acontecer.

Candidato a Reeleição

Atualmente, a entidade é presidida por Hélio Cury, empresário que assumiu a entidade no final de 2007, no lugar do ex-presidente Onaireves Moura que ficou a frente da FPF por 22 anos, de 1985 a 2007. Cury assumiu a federação, na época, em função da decisão judicial contrária ao então ex-dirigente que presidia a entidade. Em 2008, foi eleito presidente com mais de 80% dos votos.

Candidato da oposição

O candidato que vai enfrentar o atual presidente da FPF é Ricardo Gomyde. Ele foi candidato ao Senado Federal na eleição de 2014, chegou a ser secretário de esportes no segundo Governo Requião, na Paraná Esportes, e assessor e homem de confiança do Ministro Aldo Rebelo (PC do B), no Ministério do Esporte.

Apoios políticos

O aspecto curioso é que os concorrentes vão buscando apoios dos afiliados, e também, de políticos do estado. Hélio Cury terá como um dos vices (a presidência permite que tenham até sete vice-presidentes) o deputado federal e ex-árbitro e também ex-secretário de esportes, Evandro Rogério Roman (PSD). Com isto, o atual presidente tenta ganhar também o apoio do Governador Beto Richa (PSDB) e do Senador Álvaro Dias (PSDB).

Já Ricardo Gomyde tem o apoio da CBF e da dupla Atletiba, o presidente rubro negro Mario Celso Petraglia e o vice do alviverde André Macias. Segundo os presidentes dos clubes, se Gomyde vencer os times escalarão suas principais equipes no Campeonato Paranaense, caso contrário, vão colocar times sub23 disputando o estadual. Um dos vices da chapa da oposição é Juliano Tetto, advogado e ligado ao departamento jurídico do Paraná Clube.

Colégio Eleitoral

Terão direito a voto na eleição da presidência da FPF que acontece em abril, aproximadamente 63 votantes, sendo 20 clubes profissionais, 6 ligas amadoras e 37 times amadores.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*