Nesta terça, 29,Dilma Rousseff sancionou a lei que coloca o nome do trabalhista, Leonel de Moura Brizola no “Livro dos Heróis da Pátria”.
A história política recente do Brasil não pode ser contada sem que o nome de Leonel de Moura Brizola seja citado, isto seria negar a saga do gaúcho de Carazinho em ver um Brasil desenvolvido com justiça social, econômica e soberano. Entre tantas lutas, a Campanha da Legalidade que levou João Goulart ao poder após a renúncia de Jânio Quadros só foi possível pela determinação e coragem de Leonel em enfrentar as elites dominantes que desde 1954 vinham assombrando e planejando assaltar o Estado Democrático e de Direito de então.
Finalmente, em 1964, aquela gente alcançou o objetivo e, através de um Golpe Militar derrubou Jango do Poder e colocou o Brasil numa escuridão social e política durante 21 anos, porém as forças econômicas e políticas que apoiaram a famigerada ação antidemocrática se locupletaram por todo esse tempo. Hoje tentam retomar o Poder a qualquer custo; a Constituição Federal de 1988 que se cuide.
Clic e leia: Impactos do Golpe de 1964
Faça um comentário