O Cientista Politico falou sobre a capacidade de o Estado gerir políticas públicas abordando dois elementos ou duas vertentes: a) Macrossociologia que trata sobre o conjunto de coisas ou ações pertinentes a uma sociedade, b) Microssociologia que se ocupa em analisar ou pesquisar os instrumentos que fomentam e capacitam os Estados nacionais a desenvolverem políticas públicas.
Segundo aponta Wellingnton Nunes, na visão de alguns autores, em países pobres democracia e desenvolvimento estão em lados opostos, ou seja, que em primeiro lugar vem o desenvolvimento e depois a democracia.
Quanto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) – conhecido como “Conselhão” – e que foi criado no primeiro governo Lula que pretendia articular Estado e a sociedade civil na formulação de políticas públicas, porém, não funcionou conforme os objetivos esperados pelos participantes durante sua criação.
O “Conselhão” funcionava apenas como um instrumento consultivo e não deliberativo, o que desmotivou participações e ampliação de seu quadro. O Conselho foi extinto no governo Bolsonaro.
Assista ao vídeo:
Faça um comentário