Depois da última sessão ser bastante agitada e acabar sendo encerrada pelo Presidente da Câmara devido às interrupções por parte de manifestações dos profissionais da educação reivindicando o plano de cargos e salários, a sessão desta terça-feira (5) ocorreu normalmente. Na noite, vários temas debatidos e comentados pelos parlamentares: os ataques sofridos pelos professores durante a manifestação no Centro Cívico, pr
ojetos de lei, moção de repúdio contra o Governador Beto Richa (PSDB), entre outros que você confere abaixo.
Educadores presentes
Funcionários municipais da educação, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Município de Pinhais, estiveram acompanhando os trabalhos do legislativo. Novamente as pessoas mostram alguns cartazes e uma faixa cobrando o plano de carreira e salários.
Reunião
O Presidente Gilberto (PT) solicitou aos educadores que fosse montada uma comissão com 5 integrantes para conversar sobre o assunto após a sessão plenária para serem apresentadas as reivindicações solicitadas pela classe.
Não acredita
O Vereador Demétrio (PP) justificou que não participaria da reunião com os educadores de Pinhais após a sessão. Ele falou que esta é uma situação em que os vereadores têm que aguardar o posicionamento e ação do poder executivo. Demétrio relembrou o caso semelhante da Guarda Municipal. Foi feita uma reunião e a corporação apresentou suas reivindicações e até hoje, segundo o parlamentar, é aguardada resposta das solicitações. Segundo o vereador, ele não acredita nestas reuniões que são realizadas na Câmara.
Reunião PMDB
A Vereadora Marcia Ferreira (PMDB), que é presidente do PMDB Mulher/PR, esteve ontem participando de uma reunião na sede do partido que apresentou uma Moção de Repudio contra o Governador Beto Richa pela violência exercida pela Policia Militar do Parana contra os servidores da educação no dia 29 de abril.
Este encontro definiu que os deputados e filiados estão proibidos de participar do Governo Beto Richa. Ela frisou que os Deputados Luiz Claudio Romanelli, líder do governo, Alexandre Curi, Artagão Júnior e Jonas Guimarães como base do governo, devem rever seus posicionamentos, pois é intolerável e insustentável, após o ocorrido última semana com os educadores do Paraná que foram agredidos. Marcia frisou que estes parlamentares devem deixar a base do governo, pois estão cometendo infidelidade partidária.
Moção de repúdio
Foi assinada e aprovada por todos os vereadores de Pinhais uma moção de repúdio contra o Governador Beto Richa, devido às agressões sofridas pelos professores que resultou em mais de 200 feridos durante as manifestações da última semana, no Centro Cívico.
Acompanhando os trabalhos
Quem esteve presente na sessão, acompanhando os trabalhos foi a nova superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, a Major Iracema. Os vereadores ressaltaram a presença da nova comandante da corporação e desejaram sucesso em sua nova função.
Explicação
O Vereador Leonildo Gordo explicou que na segunda-feira a tarde não participou da manifestação dos professores da rede estadual de ensino em frente a Câmara de Vereadores, pois não estava na cidade. Ele frisou que alguns cobraram dele por que apoiou Beto Richa. Ele explicou que nas eleições do ano passado o apoiou, pois naquele momento Beto era o melhor para o Paraná. E frisou que ao todo, 8 vereadores apoiaram Beto Richa em Pinhais, e disse que o governador recebeu mais de 28 mil votos no município, assim como muitos votaram na Presidente Dilma que também não está bem.
Projetos
Na noite foram feitos algumas proposições. Foi proposto pelo Vereador Joãozinho Ribeiro conceder o Título de Cidadão Honorário de Pinhais a Pirajá Ferreira. O homenageado foi deputado estadual, em 1986, com mais de 52 mil votos e trabalhou em várias rádios da capital paranaense.Em Pinhais, foi candidato a prefeito nas eleições de 2000.
Outro projeto, foi o que institui na cidade o Dia da Valorização do Trabalhador, de autoria do Vereador Airton (PSC). Já o outro, institui o Dia Municipal do Cristão, sendo de autoria do Vereador Airton e Ari Valdir (PSDC).
Seminário
O Presidente da Câmara de Pinhais, Gilberto Hartkopf (PT), informou que na próxima terça-feira, dia 12 de abril, após a sessão plenária, será realizado um seminário para tratar da reforma política e convidou os presentes para participarem. O seminário deve iniciar aproximadamente às 19 horas.
Faça um comentário