PRIMEIRO VOTO É PARA VEREADOR
Nestas eleições (2012) votaremos em apenas dois atores, vereador e prefeito. O primeiro voto vai para o vereador (a) e o segundo para o prefeito (a).
ELEIÇÕES PROVOCAM MUITA ANSIEDADE
As eleições municipais que se aproximam causam aumento de ansiedade nos candidatos, pois a dinâmica pela disputa do voto trás consigo nuances inesperadas, senão para todos, ao menos aos candidatos de primeira viagem. Votos contados como certos ontem, hoje não mais. Cabos eleitorais são disputados palmo a palmo. Caminhadas, carreatas, bandeiras tremulando por todos os lados e tantas outras formas de expressão usadas pelos candidatos para conquistar o eleitor são vistas a todo o momento nas vias públicas do nosso País. A democracia em pleno gozo!
DESIGUALDADE FINANCEIRA
A desigualdade das campanhas eleitorais está no poder aquisitivo (citando apenas este exemplo), pois candidatos “abonados” tendem a despertar maior interesse dos cabos eleitorais, ou mesmo na corrida para autorização de colocação de propagandas em residências e veículos, além da contratação de “panfleteiros” e outros tipos de mão-de-obra temporária. “Churrascadas e linguiçadas” não são descartadas.
Uma Reforma Eleitoral que contemple o “Financiamento Público Exclusivo de Campanha” poderá corrigir distorções proporcionando igualdade entre os atores envolvidos.
Faça um comentário