Com a ascensão de novos partidos à Câmara Municipal de Pinhais e a saída de outros, a necessidade de reorganização ou re-arranjo destes instrumentos democráticos no cenário político municipal é óbvia. Novas relações pessoais/institucionais acontecerão em decorrência dos novos atores eleitos no último dia 02. A escolha de um nome para a presidência do Legislativo dará os rumos às futuras composições.
Não reelegeram
Os partidos que perderam os espaços no legislativo conquistados nas eleições de 2012 foram: PSB, PP e PRB.
O PSB que estava coligado com o PP nas proporcionais não atingiu o cociente eleitoral perdendo espaço no legislativo.
O PRB compôs com o PHS e PSD, mas não conseguiu manter o mesmo posicionamento que havia conquistado em 2012. O PSD elegeu um candidato dando vida à sigla no cenário político municipal.
Aumentou
Entre os partidos que conseguiram manter posições, o PDT foi o único a aumentar a participação elegendo três candidatos.
Manteve
PPS, PMDB conseguiram manter as duas cadeiras que vinham ocupando na Câmara. O PSDC manteve uma, porem não com o mesmo vereador.
Reduziu
O PT que havia conquistado 04 cadeiras em 2012 não conseguiu o mesmo desempenho eleitoral e viu sua bancada reduzir para 02 cadeiras.
O PROS, partido da vice-prefeita eleita, foi o destaque destas eleições alcançando duas cadeiras no Legislativo.
Debutantes
Debutam no legislativo municipal o PTN, PTC e PSD com um candidato cada sigla.
Curiosidade
O assunto que começa e atiçar a curiosidade dos pinhaienses é: Quem será o próximo presidente da Câmara Municipal de Pinhais?
Faça um comentário