PSDB QUER CRIAR O DISTRITÃO ELEITORAL
O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) em entrevista ao jornal Brasil On Line propõe que seja alterada a Lei nº 9504/97, (Lei das Eleições) que prevê a proporcionalidade para escolha dos cargos legislativos, para o sistema distrital. O sistema distrital sugere um fatiamento territorial baseado no número de cadeiras em disputa, tanto para eleições municipais, estaduais ou federais.  Exemplo: Se um município dispõe de 17 cadeiras na Câmara Municipal, ele será “recortado” em 17 distritos, e cada partido político poderá lançar apenas um candidato por distrito.
No sistema distrital, o fator financeiro será ainda mais importante do que no sistema proporcional atual. Se aprovado (sistema distrital) com financiamento público exclusivo de campanha  todos os candidatos terão as mesmas condições financeiras durante as disputas, mas a representatividade continuará afetada.


FINANCIAMENTO PÚBLICO EXCLUSIVO DE CAMPANHA
Amanhã (07) é o dia derradeiro a todos os envolvidos no processo eleitoral para saber se os esforços e trabalhos realizados foram bem direcionados, porém, apesar da dedicação da grande maioria, a distância financeira entre os candidatos ainda é um fator importante que pode influenciar sobremaneira o resultado de uma eleição. O financiamento público exclusivo de campanha poderá diminuir estas distorções, pois oportunizará a todos os candidatos, as mesmas condições de igualdade (financeiramente falando) durante o processo eleitoral.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*