Cardeal Peter Tukson |
NOVO PAPA PODERÁ SER UM AFRICANO
A fumaça branca que anunciará a decisão sobre o nome do próximo Papa no Conclave em março de 2013 poderá apontar um representante africano, pois naquele continente a Igreja Católica precisa aumentar presença para continuar crescendo. Nada melhor do que praticar a política da boa vizinhança. Um representante local cairá como uma benção!
FAVORITO
O Sul-Africano Wilfriid Napier, arcebispo de Durban e o Cardeal Peter Turkson de Gana, entre outros, inclusive brasileiros, são cotados para a vaga. Turkson que criminaliza o homossexualismo – segundo divulgou a National Catholic Register, em 2012 (jornal católico nos EUA) – atualmente gerencia o Escritório de Justiça e Paz do Vaticano que, conforme matérias divulgadas na imprensa é o favorito.
NOVO PAPA VELHAS QUESTÕES
O substituto de Joseph Ratzinger terá que lidar com questões nada cômodas como os escândalos de abusos sexuais que envolveram religiosos, o aborto, desvios financeiros e lavagem de dinheiro no Instituto para as Obras de Religião (IOR), o Banco do Vaticano, o papel da mulher na igreja.
RENOVAÇÃO
A necessidade de reciclagem em relação à evolução do mundo deverá ser levada em conta na escolha do novo Papa. Mas ao mesmo tempo, a escolha de um representante “mais liberal“ não significa que de fato a Igreja venha concordar, mesmo que parcialmente, com mudanças de comportamento em função destas questões.
TEÓLOGO HANS KUNG
Segundo o teólogo suíço Hans Kung, Bento XVI ordenou muitos cardeais conservadores; isso determinará a próxima votação, concluiu.
Faça um comentário