PESQUISAS DE OPINÃO PUBLICA CNI/IBOPE Na pesquisa de opinião pública CNI/Ibope divulgada nesta última quinta (19) sobre a corrida presidencia aponta vantagem Aécio Neves (PSDB) com 36% sobre Dilma Rousseff (PT) 24% somente na classe abastada, ou seja, nas famílias com ganhos superiores a 10 (dez) salários mínimos. Neste mesmo cenário Eduardo Campos (PSB) tem 16%. Nos demais estratos sociais, a vantagem se inverte apontando a candidata petista com indicies variando de 39% nas famílias com renda entre 05 (cinco) a 10 (dez) salários mínimos e 52% entre as famílias com até 01 (um) salário mínimo.
ESCOLARIDADE As opiniões se repetem quando a questão é escolaridade: Aécio alcança 29% de preferência e Dilma 26% e Eduardo Campos 12% entre os pesquisados com ensino superior. Por outro lado, os consultados com escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental Dilma consegue 49% contra 16% de Aécio e 8% de Campos. Os números mostram a dificuldade de Campos se firmar como terceira via para estas eleições.
POLÍTICAS SOCIAIS Este cenário denota as diferenças sociais existente no Brasil há séculos e que continuará alimentando as discussões políticas. Portanto, propostas de ampliação das políticas sociais existentes ou criação de novas para conquistar o eleitorado serão instrumentos importantes da agenda dos atores políticos que disputarão as eleições presidenciais de 2014.
PROPOSTAS EFICAZES Para alcançar posicionamento vantajoso entre o eleitorado em relação aos demais concorrentes durante o processo eleitoral, a candidatura que conseguir incorporar em seu planejamento estratégico de campanha proposta que atinja com eficiência os estratos sociais menos favorecidos tende a alcançar o objetivo desejado com maior eficácia. Isso não implica em desatenção às classes mais abastadas.
Faça um comentário