Candidaturas à vereança…criatividade é preciso…86% não se elegerão

Nas eleições de 2016, numa eventual hipótese de existirem 240 candidatos na disputa à vereança em Pinhais, aproximadamente 86% destes não serão eleitos. Para saber, basta dividirmos o número de candidaturas pelo número de vagas oferecidas (17 ao todo) que chegaremos ao percentual de 14%; número representando os eleitos. Esta conta serve para o Brasil inteiro.

Não basta

Para aqueles que irão enfrentar uma eleição é preciso se trabalhar o marketing pessoal e político, além da questão financeira, pois entrar na onda do: “seja o que Deus quiser”, “se tiver que dá vai dá”, ou “o que é do home o bicho não come”, “sou bem conhecido na minha região faço no mínimo X votos” e outras tiradas mais, não são suficientes, ao contrário, a candidatura que pensar assim está fadada a ver o resultado descer pelo ralo de forma espetacular.

Swop

É preciso formar amplos grupos de apoio, nos quatro cantos do município. Fazer um planejamento de campanha baseado numa análise de SWOP para ver os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.

internetInternet

A internet é um instrumento importante e necessário para “aparição” das candidaturas junto ao eleitorado. Por outro lado, não há necessidade de aguardar pacientemente as convenções partidárias para então se apresentar ao público como candidato oficialmente aprovado, ao contrário, a antecipação da pré-candidatura pode garantir bom posicionamento durante o processo eleitoral além de possibilitar maiores chances de aprovação do nome na convenção partidária.

amigosAmigos

Por outro lado, acreditar que os amigos poderão dar os votos necessários para o sucesso nas urnas é um risco importante que se corre, pois os amigos também são amigos dos adversários.  Isso é normal, e não deve ser tomado como traição ou outra interpretação negativa, de forma nenhuma. Para evitar transtornos deste tipo é que existem as pesquisas eleitorais (qualitativas e quantitativas) afinal, as vontades e desejos do eleitorado se expressam com muita clareza nas tomadas de opiniões.

criatividadeCriatividade

A cada processo eleitoral, as eleições vêm perdendo o glamour de outrora, possivelmente pelo descrédito da população em relação à classe política que vem dando demonstrações de fraquezas em relação às questões Republicanas, por isso é necessária muita a criatividade para conquistar o eleitor que está cada vez mais exigente com as propostas apresentadas pelos candidatos que, a bem da verdade, em sua grande maioria, são semelhantes críveis aos olhos do eleitorado.

Amadorismo

O amadorismo, aos poucos vai dando espaço à profissionalização das campanhas eleitorais em decorrência da necessidade do cumprimento das exigências que a Lei das Eleições (9.504/1997) impõe às candidaturas.

gastosGastos

O limite de gastos nas campanhas eleitorais dos candidatos às eleições para vereador será de 70% (setenta por cento) do maior gasto contratado na circunscrição para o respectivo cargo na Eleição de 2012 (Lei nº 13.165/2015, art. 6º). Em Pinhais, o maior gasto oficialmente (oficialmente) registrado foi de R$ 78.365,00. Os gastos, no Brasil inteiro, poderão ser alterados em julho próximo obedecendo aquilo que sucedeu em cada município, em 2012.

 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1551 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*