No programa Pinhais Notícias, da Rádio Plug Nova Pinhais, de sábado (27), o entrevistado foi o vereador Tavinho (PT). O parlamentar exerce seu primeiro mandato e nos dois primeiros anos foi presidente da Comissão de Finanças, Fiscalizações e Licitações, atualmente é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Na entrevista, Tavinho falou sobre o mandato, os trabalhos da Comissão Processante, o trabalho e sucessão do prefeito Luizão, além de outros assuntos da política.
Política é dialogo
“Quando assumimos o mandato pensamos que se pode fazer muito, mas na verdade não é assim. A Câmara é composta por vários vereadores e cada um tem pensamentos diferentes e todos querem mostrar trabalho. Tem que sentar, conversar, compor e negociar. A política é feita de entendimento e diálogo, é uma arte de negociação. E quando se tem um projeto, tem que conversar com vereador por vereador apresentar a ideia e explicar os benefícios que irão proporcionar e pedir o apoio”, frisou Tavinho.
Aprendizagem
Tavinho comentou que inicio do primeiro mandato é um período de aprendizagem, assim como em qualquer atividade. Principalmente nos dois primeiros anos, conhecendo o que vereador pode e não pode fazer através dos projetos.
1º Projeto
O primeiro projeto do vereador foi a nominação de uma rua na Vila União. Na época, o projeto gerou muita polêmica sendo que o próprio vereador pediu a retirada da votação. Posteriormente, Tavinho conversou com todos os vereadores e explicou a situação e o projeto foi aprovado. A situação até virou reportagem do jornal Tribuna do Paraná.
Comissão Finanças
Tavinho foi nos dois primeiros anos, presidente da Comissão de Finanças, Fiscalizações e Licitações. Ele falou da importância da comissão que dá aval aos gastos da prefeitura. Disse também que sempre que há um projeto que beneficie a população, a situação é agilizada para que aquela medida, obra ou ação, seja implantada o mais rápido possível.
Constituição Justiça
Tavinho é atualmente o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, esta é a mais importante comissão da Casa de Leis onde todos os projetos são avaliados e, seus integrantes, com apoio de um grupo jurídico, analisam se a iniciativa é legal e viável para então ser encaminha às demais comissões.
Trabalho nos bairros
O Vereador Tavinho falou a respeito do seu trabalho nos bairros do município. Entre requerimento e ofícios, ao todo, nos dois primeiros anos, foram 270 solicitações para atendimento nos bairros de Pinhais. Ele falou que como obteve votos em todos os bairros do município, logo, faz trabalho para atender todos os locais.
Emenda parlamentar
Tavinho disse que conseguiu através de emenda parlamentar para duas creches do município, reforma de posto de saúde da Vila Amélia e a implantação de asfaltos em algumas ruas dos bairros de Pinhais. Frisou que trabalha em prol da população fazendo parcerias com os demais vereadores a fim de atender a população de um modo geral.
Trabalho do Prefeito Luizão
Para Tavinho, Pinhais será vista como antes e depois da administração do Prefeito Luizão, porque Luizão fez o diferencial para a cidade. Ele frisou que os outros prefeitos também tiveram sua importância, mas Luizão, neste período a frente do município foi o prefeito que mais fez para a cidade, mostrando trabalho e para o que veio.
Presidente da Câmara
Sobre o presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Gilberto Hartkopf, falou que ele é uma pessoa idônea, trabalhadora e de respeito, por isto foi reeleito para mais dois anos a frente da presidência da casa de leis, por mostrar trabalho e ter condições de conduzir a Câmara de Pinhais.
Comissão Processante
Tavinho também comentou sobre a Comissão Processante que apura o caso envolvendo os vereadores Leonildo Gordo (PRB) e Joãozinho Ribeiro (PSB). O vereador ressaltou que sempre que há uma denuncia ela deve ser investigada e ninguém deve ser condenado antes do julgamento. Inclusive, disse que há investigações conduzidas pelo Ministério Público ainda não divulgadas. Tavinho ressaltou que os envolvidos são passiveis de três punições: advertência, suspensão temporária e ate cassação do mandato parlamentar. Alguma medida será tomada pela Comissão Processante até para a Câmara de Pinhais sair isenta deste processo.
PT em 2016
Assim como os outros partidos, o PT está trabalhando e se fortalecendo visando as eleições de 2016. Segundo Tavinho, o PT vem forte, pois mesmo sendo cotado a possibilidade de Rosa Maria e Gilberto, não concorrem a vereador, há outros bons nomes e candidatos petistas de potencial. O PT tem condições de fazer uma boa legenda, pois o trabalho do Prefeito Luizão dá credibilidade ao partido no município.
Sucessão Luizão
Para o parlamentar, a aliança do Prefeito Luizão é um aliança vencedora. Tavinho acredita que o grupo não vai se dissolver e irá encontrar um nome dentro deste grupo que represente a unidade e continue o bom trabalho realizado no município. Tanto Rosa Maria e Gilberto, nomes cogitados no partido para concorrer a prefeito, são bons nomes. Vamos aguardar a definição do partido, concluiu.
Reforma politica
Para o vereador, este é um assunto que muito se falou, mas pouco se fez. Na pratica, quase nada mudou. Para ele, a medida importante foi o fim da reeleição para o executivo e um limite de mandatos para o legislativo buscando trazer renovação no poder legislativo e evitar perpetuação no poder.
Casos de corrupção
Tavinho disse que no momento muitos escândalos acontecem no pais, mas não é só na política. “A corrupção não está só na política. Está no futebol, vejam o exemplo da FIFA. Nas ongs, nas igrejas. Sempre que há poder, há dinheiro, há corrupção. A corrupção não está nos partidos, ela está nas pessoas. São muitos partidos que vemos envolvidos em corrupção, infelizmente, a situação está nivelada por baixo. Por isto, é importante a renovação e termos pessoas que trabalhem pela população e não em causa própria”, afirmou.
Faça um comentário