Joãozinho Ribeiro criticou atendimento da UPA e gestão do Hospital Municipal e o Secretário Lukala rebateu

Joazinho x Lukala

As criticas feitas pelo Vereador Joãozinho Riberio (PSB) a respeito do atendimento da UPA 24 horas e à gestão do Hospital Municipal de Pinhais, na sessão plenária da Câmara Municipal, do dia 4 de maio, agitou o começo desta semana em Pinhais. Na última semana o parlamentar criticou, e nesta, o Secretário de Governo Lukala Nóbrega em entrevista rebateu.

A situação

O parlamentar do PSB falou na tribuna que acompanhou o caso de uma mulher que precisou de atendimento na UPA 24 horas e não conseguiu atendimento adequado. Joãozinho explicou que ela havia se acidentado de moto e que não conseguiu nem fazer o exame de raio-x no local. Esta senhora recebeu a receita indicada pelo médico que a encaminhou para a consulta com um ortopedista na unidade de saúde. O vereador frisou que ela teria que enfrentar uma fila às 5 horas da manhã para marcar a consulta.

Duras criticasHOspital

O vereador teceu duras criticas a administração do Hospital Municipal e a Upa 24 horas. Ele lembrou que mesmo com o custo de R$ 1,5 milhões mensais que a prefeitura destinada para os equipamentos de saúde, ambos não prestam um serviço adequado ao usuário. Joãozinho Ribeiro afirmou que o dinheiro não está sendo bem aplicado e sugeriu que uma nova gestão assuma o convênio para administrar o hospital.

Sem comando

Segundo o vereador, o que vem ocorrendo é uma responsabilidade do convenio firmado. Ele lembrou que o hospital trocou o diretor 3 vezes, uma prova de que está sem comando. Para ele, com este dinheiro que está sendo gasto mensalmente se poderia fazer um trabalho mais competente. O parlamentar disse que esteve no hospital para acompanhar a situação e viu que é precária, inclusive, pediu durante a sessão plenária, apoio aos vereadores para trocar o convênio.

Real situação da pacienteUPA

De acordo com o Secretário de Governo, Lukala Nóbrega, a informação é que esta mulher encontra-se há mais de 15 dias com dores na coluna. Ela chegou a UPA apresentando um problema crônico na coluna vertebral. E como o local é para atendimento de emergência, o procedimento dado a ela foi o correto.

Coerência dos Vereadores

Lukala comentou a respeito das criticas por parte de alguns vereadores. Disse que há aqueles que enxergam o que foi feito, os avanços e melhorias para a população fazendo uma avaliação positiva da administração municipal. Mas, há alguns parlamentares da oposição que pretendem administrar a cidade da tribuna. Eles pegam casos isolados e criticam negativamente o trabalho realizado, sendo assim, acabam criticando o trabalho do servidor e do serviço público. Contudo, em ano de eleição irão pedir apoio destes servidores e aproveitam inaugurações de obras para pousarem em fotografias ao lado de servidores, para dizer que participou desta conquista do município para a população. O secretário afirma deveria haver coerência por parte do vereador.

Reconhecimentos das criticas

Referente as criticas vinda dos vereadores, o secretário disse que a prefeitura sabe que precisa melhorar e há falhas e equívocos pontuais que devem ser corrigidos nos serviços oferecidos aos munícipes. De acordo com Lukala, agora não se pode generalizar e dizer que tudo está errado, como às vezes se escuta.

Gestão do hospital

O secretário falou que o R$ 1,5 milhão repassados pela prefeitura mensalmente ao hospital e a UPA é um valor bem razoável pela quantidade e qualidade dos serviços prestados e que os dois equipamentos da saúde (UPA e Hospital) tem cumprido bem suas funções. Apontou também que muitos usuários de outros municípios como Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais buscam os serviços aqui em Pinhais pela qualidade que é oferecida. Na opinião de Lukala, muita coisa já está sendo feita com esse repasse da Prefeitura.

* Com informações do Jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, edição nº373, de 08 a 14 de maio.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*