Foi realizada nesta terça-feira (14), mais uma sessão da Câmara Municipal. Entre os temas da noite, destaques para as manifestações realizadas no último domingo contra a corrupção e a Presidente Dilma, o PL 4330 debates sobre a criação de datas comemorativas em Pinhais.
Novas datas comemorativas
Na sessão, foram aprovadas três datas comemorativas que passam a incluir no calendário municipal: Dia do Pastor, Dia do Curso Técnico e Dia da Valorização do Trabalhador. O primeiro é de autoria do Vereador Binga (PPS) e os outros dois, do Vereador Airton (PSC).
Análise das iniciativas
O Vereador Demétrio (PP) ressaltou que não é contra nenhuma homenagem, mas fez algumas observações. Ele frisou que uma grande quantidade dos projetos de iniciativa dos vereadores são questões referentes à nominações, datas comemorativas e homenagem a cidadãos. Ressaltou, inclusive, que há um acordo entre os pares que reduzem o número de moções de louvor para não ser excessivo. Segundo o parlamentar, quem vai até a câmara quer ver a votações de projetos de magnitude, de relevância. Logo, alguns destes projetos, embora legais, não contribuem com o serviço administrativo.
Dentro da lei
O Vereador Binga afirmou que cada colega de vereança faz sua parte propondo iniciativas que acredita serem positivas. Independente das opiniões, mesmo as contraditórias, todas devem ser respeitadas e a proposição de data comemorativa está dentro da lei, é permitida pelo regimento interno da casa.
Trabalho limitado
Segundo o Vereador Airton, o trabalho do parlamentar é limitado, pois não pode desenvolver ações ou projetos que onerem o poder executivo. Independente se uma homenagem, nominação, é uma prerrogativa do vereador. Se este não puder fazê-la, não poderá fazer mais nada, concluiu.
Ação para os animais
A Vereadora Jane Carteira (PR), presidente da Frente Parlamentar de Proteção Animal, anunciou que está verificando junto com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente, a possibilidade da contratação de mais um veterinário para o município. Uma reunião será realizada para tratar do assunto. A vereadora falou que o Projeto Cão Comunitário está sendo elaborado e em breve deve tramitar na Câmara.
Candidata a Prefeita
O Vereador Zezinho falou novamente que não será mais candidato nas eleições de 2016. Ele ressaltou que o político tem que ter palavra, e como é um homem de palavra reafirmou que não concorrerá no próximo pleito. Zezinho falou que existe a possibilidade do seu partido, o PMDB, lançar candidato a prefeito, e defendeu o nome da colega vereadora Márcia Ferreira.
Força Sindical
Integrantes da Força Sindical estiveram acompanhando os trabalhos do Poder Legislativo, o presidente da entidade Edson fez parte da mesa executiva. Vários parlamentares se manifestaram contrários ao PL 4330 que trata da terceirização da mão de obra no Brasil, pois o projeto prejudica a classe trabalhadora em seus direitos sociais, e acaba com a garantia do emprego e dos salários.
98% de chance
O Vereador Binga que exerce seu quarto mandato declarou na tribuna que fez uma reflexão e disse que tem cerca de 98% de chance de não ser candidato nas eleições de 2016. Será mesmo?
Pausa para o feriado
Em decorrência do feriado de 21 de abril que lembra a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, não teremos sessão na Câmara de Pinhais. Os trabalhos retornam normalmente, no dia 28 próximo.
Faça um comentário