O programa de educação aplicado universalmente nas escolas da Finlândia, há mais de cem anos, inclui noções atualizadas sobre proteção e conservação de florestas e das águas de cerca de 120 mil lagos. Pinheiros, juníperos, bétulas, framboesas, mirtilos nativos fazem parte da cultura ambiental e social.
O fogo é um pesadelo nos meses de verão, de julho a setembro, culturalmente proibido e evitado. O que presenciamos, no Brasil, todos os anos, não é terrorismo climático. É ignorância ambiental e 100% de despreparo.
As crianças brasileiras, desde a creche ao primeiro ano do abc, dominam alta tecnologia e estão aptas a receber informações atualizadas sobre a importância das florestas e a qualidade de nossas águas.
A proteção e a regeneração de nossos biomas e ecossistemas dependem da correta e técnica informação e amor pela natureza, adquiridos pelas crianças com o leite materno e na escola primária.
Em tempo: perguntei a ele como estava a situação no Sitio das Neves e vizinhança?
Resposta: Estamos em permanente vigília com vizinhos. Até o momento, as árvores estão salvas. Reserva para a posteridade, em caráter perpétuo enquanto o planeta existir.
*Eugenio Giovenardi, filósofo, ecossociólogo, escritor. Dedica-se a favorecer a regeneração de 70 ha de Cerrado protegendo as árvores para garantir as águas.
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