Direto da cidade de Talca, no Chile, Pablo Palma Soza, Psicólogo, Doutor em Psicologia Social, Filosofo, Terapeuta, professor, Colunista, Cinéfilo, Comentarista Político, concedeu entrevista falando sobre as eleições presidenciais no Chile que aconteceram no último domingo 19/12.
Gabriel Boric, candidato de esquerda venceu com 55,8% dos votos o candidato de extrema direita, José Antonio Kast, que obteve 44,1%.
Pablo comentou sobre a vacinação naquele pais apontando que 80% da população está vacinada incluindo crianças com 3 anos de idade. Comentou sobre as trajetórias políticas do candidato de extrema esquerda José Antonio Kast e do candidato de esquerda Gabriel Boric.
Pablo Palma Soza falou sobre a nova Constituição que está sendo elaborada e que será apresentada em plebiscito para o povo chileno decidir. A nova Constituição, se aprovada pelo população substituirá a atual, herdada dos tempos de chumbo durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).
Disse que esta é criticada por parcela significativa da população que vê nela, a origem das desigualdades e que redundaram os protestos de 2019.
Pablo afirmou que o candidato derrotado de extrema direita, durante no primeiro turno (primeira vuelta) citava o nome de Bolsonaro, mas que, no segundo turno (segunda vuelta), negava o presidente brasileiro e procurou se distanciar, uma vez que o povo temia que o Chile elegesse um candidato com o perfil bolsonarista.
Assista ao vídeo:
Faça um comentário