A pesquisa de opinião pública realizada pela empresa Radar Inteligência que apontando Ratinho Jr (PSD) liderando a corrida para o governo do estado do Paraná foi contestada pelos partidos PDT, PP, PMB e Rede.
Os números da pesquisa estão equivocados, distorcidos e não representam a realidade da forma que foi elaborada, disse o secretário-geral do PDT. Da forma que foi feita ela pode beneficiar algum candidato, concluiu Adalberto Grein.
A pesquisa apontou Ratinho Jr com 41,7% e Osmar Dias aparece com 33,2% junto a opinião pública.
Os demais partidos citados acima já haviam contestado perante o Tribunal Regional Eleitoral dizendo que a pesquisa vem com uma série de vícios.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de maio consultando 1200 eleitores. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais tanto para cima como para baixo, informou a empresa Radar.
Alegações
Foram apresentados ao Tribunal Regional Eleitoral quatro pedidos de impugnação da pesquisa pelos partidos citados PDT, PP, PMB e Rede sob alegação de que a empresa apresentou gastos com a pesquisa que representa 50% do seu capital social; não respeitar critérios técnicos estabelecidos na legislação eleitoral, fazendo adaptações irregulares; além da omissão de nomes de pré-candidatos.
Pode induzir
O advogado do PDT Leandro Rosa disse que “ao descumprir uma série de normas e não seguir corretamente as fontes de dados escolhidas para a realização da consulta, a Radar Inteligência pode induzir o resultado a erro, além de desinformar o eleitor paranaense.”
Faça um comentário