IMÓVEIS
Descubra como um bairro tranquilo da capital paranaense ficou famoso internacionalmente após a prisão do ex-presidente
As ações na Bolsa de Valores de São Paulo não foram as únicas a ser impactadas pela prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no sabádo do dia 7 de abril de 2018.
Com o desenrolar da Operação Lava Jato, a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve, o bairro de Santa Cândida, em Curitiba, teve destaque na imprensa nacional e internacional.
O motivo é que o bairro curitibano abriga a sede da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, onde estão alguns presos da operação – incluindo o ex-presidente Lula.
E, o que antes era considerado como um bairro tranquilo de se viver, hoje vive agitado, cheio de jornalistas e manifestantes contra e a favor do ex-presidente. Isso, sem falar naqueles que são apenas curiosos de plantão e frequentemente passam pelo bairro para tirar selfies e acompanhar a movimentação por lá.
Com toda essa movimentação, Curitiba vem recebendo um grande impacto na mídia. Nos noticiários, não há um dia sequer em que a capital paranaense e o bairro de Santa Cândida não façam parte das manchetes.
A cidade que virou a “capital da Lava Jato”, como alguns jornalistas gostam de dizer, tem recebido o privilégio de estar em evidência na mídia e, ao mesmo tempo, também o incômodo de ser palco de muitos confrontos entre a polícia e manifestantes.
No dia em que o ex-presidente Lula foi preso, gás lacrimogêneo, ovos e latas vazias de cerveja foram o resumo da noite de muitos moradores do bairro curitibano de Santa Cândida. E a mídia internacional se garantiu em fazer todos esses registros.
Matéria da BBC coloca os holofotes da mídia sobre o bairro curitibano
Falando sobre o impacto que Curitiba recebe na mídia, recentemente (mais precisamente no dia 8 de abril) e pela primeira vez, um jornal internacional publicou uma reportagem falando diretamente do bairro de Santa Cândida.
A matéria, que foi veiculada no portal da rede britânica de notícias na internet, foi intitulada como “Santa Cândida, Curitiba: chegada de Lula ao bairro onde fica a PF divide os novos ‘vizinhos’ do petista”.
De autoria dos jornalistas André Shalders e Camilla Costa, a publicação jornalística fala sobre como o bairro antes pacato foi tomado por manifestantes pró e anti-Lula e, hoje, está dividido entre esses dois grupos rivais.
Vários moradores foram ouvidos pelos jornalistas e muitos relataram que começaram a oferecer moradia a alguns manifestantes para que não dormissem na rua. Já outros confessaram estar impacientes em relação aos manifestantes e disseram que sentem falta do clima tranquilo que o bairro possuía antigamente.
Houve um caso citado na reportagem de uma família que mora bem em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e quase teve a residência invadida enquanto a polícia tentava dispersar a multidão com bombas de efeito moral.
Uma curiosidade mostrada pelos jornalistas da BBC é que o comércio na região também vem sendo beneficiado. Donos de lojas conseguiram lucrar bem mais do que costumam lucrar, graças à movimentação de jornalistas e manifestantes pela prisão do ex-presidente Lula.
A reportagem também comprova como cresceu a procura por casas para alugar no Santa Cândida. À BBC, o deputado federal Décio Lima, do PT de Santa Catarina, chegou a declarar que estava morando no bairro juntamente com outros apoiadores de Lula.
A matéria jornalística teve tanta repercussão no Brasil que chegou a ser replicada por outros sites de notícias, como o Portal Terra e o UOL Notícias.
A reportagem se tornou, inclusive, um grande precedente para que outras redações jornalísticas, como o G1 e a Gazeta do Povo, do Paraná, fizessem outras matérias especiais sobre a capital paranaense e o bairro curitibano.
Jornalistas de todo o mundo já começam a buscar um local para morar em Curitiba
A procura por casas para alugar no Santa Cândida vem partindo, inclusive, de jornalistas estrangeiros que estão vindo ao Brasil para a cobertura do andamento da Operação Lava Jato.
A operação da Polícia Federal, além de ser a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve, também vem tendo grandes reflexos em outros países da América Latina.
Nesse ponto, vale a pena lembrar que Lula não foi o único ex-presidente preso por crimes revelados na Operação Lava Jato. A investigação teve desdobramentos na América Latina e atingiu dois ex-presidentes peruanos. Um está na na cadeia e o outro fugiu para os Estados Unidos.
Portanto, não há nada mais natural do que jornalistas estrangeiros estarem vindo a Curitiba. O único problema é que, com a constante movimentação na cidade, muitos já não estão mais encontrando hoteis disponíveis e nem mesmo imóveis para alugar.
Mais holofotes são esperados daqui pra frente
Se, hoje, já está difícil a procura por imóveis para habitação na capital paranaense, a tendência é que o aluguel de apartamentos em Curitiba torne-se ainda mais frequente daqui pra frente.
Além do ex-presidente Lula, outros políticos estão na mira da Lava Jato e é possível que haja mais prisões decretadas até o fim do ano.
Quanto ao ex-presidente preso, mais um ato de apoio está sendo programado para as próximas semanas. Em reunião em São Paulo na quinta-feira, dia 12 de abril, o Fórum das Centrais Sindicais aprovou a realização de um grande ato no feriado do dia 1º de maio, referente ao Dia do Trabalhador.
Nas redes sociais, manifestantes anti-Lula também se programam para realizar manifestações.
O aluguel de apartamentos em Curitiba, aquecido, já está abrindo as portas para os visitantes.
E nessa “guerra” de pensamentos e idealismos, a população de Curitiba põe-se como anfitriã e, ao mesmo tempo, convidada especial de uma situação que não tem data para terminar.
A Operação Lava Jato, mais que uma operação de combate à corrupção, virou um fenômeno midiático sem precedentes na mídia brasileira. E Curitiba, por ser a capital da Lava Jato, acaba embarcando junto.
E você, o que acha do impacto que Curitiba vem recebendo na mídia brasileira e internacional? Tem alguma matéria que queira compartilhar conosco? Não se esqueça de compartilhar também o artigo nas redes sociais!
Curitiba continua fazendo jus ao conceito de pioneirismo!