PTN muda de nome e pretende lançar Álvaro Dias a presidente. PTdoB vai na rabeira

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a autorização de mudança de nome do Partido Trabalhista Nacional (PTN) para “Podemos”. A decisão foi anunciada pelo TSE no dia 16. Já na quinta-feira, dia 18 de maio, o partido rompeu com o governo Michel Temer.

Saiu da base

O PTN foi o primeiro partido da base aliada a anunciar a posição de “independência” do governo após os escândalos que envolveram o presidente da República Michel Temer.

Representatividade

A sigla possui 13 deputados na Câmara e fazia parte do bloco parlamentar composto pelo PP e PT do B. Além de ter cargos no governo Temer, o partido presidia a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Álvaro e Romário

O Podemos já começa a articulação para as eleições de 2018. O partido neste final de semana acertou, segundo informação do jornal Estadão, a vinda dos senadores Álvaro Dias (PV-PR) e Romário (PSB-RJ).

 

 

Lançamento oficial

No dia 1º de julho, está previsto o lançamento oficial da sigla em Brasília. Na ocasião, os dois devem assinar a filiação. Assim, o novo partido passará a ter representatividade no Senado Federal, pois atualmente o PTN não tinha nenhum senador.

Candidatos

Os dois senadores entram no Podemos já com planos para as eleições de 2018. Álvaro tem a promessa de ser lançado candidato a Presidente da República. Já Romário, poderá se candidatar ao governo do Rio de Janeiro. A direção do Podemos também tem expectativa de aumentar o número de deputados federais.

Janela

Com a abertura da janela para livre troca partidária, que acontece em março de 2018, a direção partidária acredita que até dez deputados possam se filiar a sigla.

Em Pinhais, o partido tem um representante na Câmara Municipal, o Vereador Renan Ceschin.

Histórico

História O PTN é um dos mais antigos partidos do país. Sua primeira fundação, 2 de maio de 1945, remonta ao contexto partidário da Nova República, com os dissidentes do PTB. Em 72 anos de história (embora só registrado no TSE em 1997), conseguiu eleger um único presidente da República, Jânio Quadros, em 1960 que acabou renunciando ao cargo sete meses após ter siso empossado.

A legenda foi extinta no regime militar (1964-1985) por meio do Ato Institucional nº 2, decreto de 27 de outubro de 1965.

 

Na rabeira

Na rabeira do PTN que mudou para Podemos,  o PT do B (Partido Trabalhista do Brasil) quer também mudar de nome.
O partido solicitou na última semana ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorização para mudança de nome. Quer trocar o nome da legenda para “Avante”.

Na Câmara

O PTdo B conseguiu o registro na Corte Eleitoral em 11 de outubro de 1994. Atualmente, a sigla tem como presidente nacional Luís Henrique Resende (MG). Na Câmara Federal, possui 4 deputados.

 

Sobre Francisco Carlos Somavilla 1551 Artigos
Bacharel em Ciência Politica. MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*