Em pesquisa realizada em Curitiba sobre as eleições municipais de 2016, 30,2 % dos entrevistados disseram não lembrar mais em qual vereador votaram.
30,2% esqueceram
O levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido do jornal Gazeta do Povo teve o seguinte resultado: 30,2% não sabem para quem votaram para vereador, 45,6% disseram lembrar e 24,2% falaram que não votaram em ninguém.
Repeteco
Doacir Quadros, Cientista Político e professor da Uninter, lembrou que estes dados vêm se repetindo a cada eleição revelando que o eleitor não acompanha ou não se interesse pelo Legislativo, talvez pelo número excessivo de candidaturas (este ano mais de mil em Curitiba) o eleitor não analisa, não aprofunda seu conhecimento sobre as candidaturas.
Reduzir
Na visão de Doacir, seria necessário reduzir o número de candidatos disponíveis para cada eleitor, por meio de voto distrital, por exemplo. “A falta de memória sobre o voto é um problema até para o que deveria ser a segunda fase do processo democrático, que é o acompanhamento do trabalho de quem foi eleito”.
70 dias após
A eleição para a Câmara Municipal ocorreu em 2 de outubro. A pesquisa entrevistou 858 eleitores curitibanos entre 11 e 14 de dezembro, cerca de 70 dias depois da votação. A margem de erro, segundo o instituto, é de 3,5 pontos porcentuais, num intervalo de confiança de 95%.
Fonte: Gazeta do Povo
Faça um comentário