COLIGAÇÕES PARTIDARIAS PRAZO ATÉ 30/06
O período de namoro dos partidos políticos visando às eleições municipais de outubro próximo está se esgotando, 30 de junho é o dia “D”, ou casa ou finda. Os detalhes finais para concretizar as coligações partidárias nas proporcionais que estão sendo costuradas há muito tempo promovem um verdadeiro corre-corre entre dirigentes partidos, pois para muitas siglas, somente com elas (coligações) há possibilidade de se alcançar o Quociente Eleitoral e representatividade no Legislativo Municipal.
QUOCIENTE ELEITORAL EM PINHAIS PODERA ULTRAPASSAR 4.200 VOTOS
Segundo informações obtidas junto ao Cartório Eleitoral de Pinhais, em 17 de Maio de 2012, o número de eleitores aptos a votar chegou a 89.411. Baseado neste número, a possibilidade do Quociente Eleitoral das eleições municipais de 2012 ficar entre 4.200 a 4.400 votos é grande, pois a média de abstenções nos últimos dois pleitos (2004 e 2008) ficou próxima a 15%.
COMO CALCULAR
Para achar o Quociente Eleitoral basta dividir o número de votos validos pelo número de cadeiras em disputa.
QUOCIENTE PARTIDARIO
O Quociente Partidário (QP) é o resultado da divisão do número de votos para a legenda/coligação pelo Quociente Eleitoral (QE). O partido elegerá X vereadores, sendo este X, o seu Quociente Partidário, descartando-se a fração. Por exemplo: QP igual 3.2, são eleitos três vereadores. O Partido Político que tiver QP menor que 1 não elegerá nenhum vereador. Em caso de sobra de vaga a distribuição é feita pela maior média alcançada entre os partidos em disputa descartando aquele que tiver QP menor que 1.
Faça um comentário