Emerson Cervi

EMERSON CERVI E O FINANCIAMENTO PUBLICO DE CAMPANHA
Segundo o professor de Ciência Política da UFPR Emerson Cervi, em entrevista à Gazeta do Povo Clic aqui , no âmbito dos países democráticos não existe nenhuma sociedade civil impedida de financiar campanhas eleitorais.  







Jovita Rosa
O FINANCIAMENTO PUBLICO JÁ ACONTECE
Para a diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Rosa, a avó da Lei da Ficha Limpa, o financiamento público de campanha eleitoral já acontece no Brasil via doações de empresas a determinados candidatos. Complementa dizendo que o financiamento público virá com transparência e possibilitará o controle social e a fiscalização sobre cada centavo.


FINANCIAMENTO E OS PARTIDOS POLÍTICOS
Cervi aponta que nos anos 70 a pratica do financiamento público de campanha afastou os partidos políticos da sociedade americana e impediu o crescimento dos partidos pequenos.
NO BRASIL O AFASTAMENTO É NOTÓRIO
Porém, no Brasil – mesmo sem o financiamento público de campanha – os partidos políticos estão afastados da sociedade (ou a sociedade deles), e os ditos partidos nanicos permanecem na mesma situação, não crescem. O afastamento é um defeito observado na teoria da Lei de Ferro da Oligarquia, de Robert Michels. (opinião do Blog)
CANDIDATOS EM PÉ DE IGUALDADE
O financiamento público exclusivo de campanha é democrático, pois ele coloca todos os envolvidos no processo nas mesmas condições de igualdade financeira. (opinião do Blog)
PODER ECONÔMICO
No atual modelo eleitoral, a possibilidade de obter sucesso em eleições passa, em primeira mão pelo poder aquisitivo e patrimonial do candidato.  É bem provável que se compararmos o patrimônio e poder aquisitivo dos candidatos à Assembléia Legislativa do Paraná com os deputados eleitos e reeleitos nas ultimas eleições (2010) chegaremos à conclusão de que o poder econômico faz a diferença. Nas Câmaras municipais também. (opinião do Blog)
LISTA FECHADA E PRÉ-ORDENADA
O financiamento público de campanha, se aprovado com a lista fechada e pré-ordenada por gênero será um marco democrático no sistema eleitoral brasileiro. (opinião do Blog)
INFORMAR É PRECISO
Independentemente das opiniões favoráveis ou contrárias a respeito da Reforma Política, informações e discussões devem se estender à população de forma a esclarecer o que este assunto envolve e suas conseqüências à vida política do país. (opinião do Blog)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*