COPA DO MUNDO E ELEIÇÕES
O ano de 2014 se aproxima e com ele, o Carnaval, a Copa do Mundo e as Eleições nacionais que legitimarão os novos (ou os mesmos) representantes do povo brasileiro nas Assembléias Legislativas, Câmara dos Deputados, Senado Federal, nos governos estaduais, Distrito Federal e na Presidencia da Republica. As especulações, como sempre, giram em torno da principal disputa; o Palácio do Planalto. A maioria da população ainda não entrou no clima. Antes da Copa do Mundo, nem pensar!
TERCEIRA VIA NACIONAL
A aliança firmada entre o PSB de Eduardo Campos e Marina Silva que deixou o “Rede Sustentabilidade” em “stand-by” filiando-se ao PSB fortalece a chamada terceira via levando preocupação à alta cúpula tucana. A já tradicional polarização nacional entre PT e PSDB pode ser afetada. Quem sabe?
SERRA NO CAMINHO DE AÉCIO
Aécio Neves (PSDB) não consegue a tonicidade desejada à sua pré-candidatura, pois na disputa intra-partidária José Serra luta incansavelmente pela sua indicação na corrida ao Palácio da Alvorada pela terceira vez. O PSDB terá muito trabalho para manter a unidade interna e precisa definir de vez por todas o nome de seu candidato à Presidencia da República para 2014. Enquanto isso, a luta continua!
POLARIZAÇÃO NO PARANÁ
O cenário político no Paraná, ao menos por enquanto, está polarizado entre PT e PSDB. Por um lado a ministra Gleisi Hoffmann (PT) procurando posicionar-se entre os prefeitos, distribui máquinas e caminhões pelo interior do estado e região metropolitana de Curitiba. Por outro lado, o governador Beto Richa (PSDB) percorre municípios e negocia com empresas privadas a implantação de 17 Parcerias Público-Privadas (PPPs) por meio do programa Paraná Parcerias enquanto que, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU) faz aquilo que lhe compete; assina convênios e autorizações para editais de licitações e ordens de serviços para que os prefeitos possam adquirir equipamentos rodoviários para conclusão de obras.
DISPUTA VEM DE LONGE
A disputa pelas alianças políticas há longo tempo vem sendo travada e costurada pelos dois pretendentes ao governo paranaense que mais aparecem na mídia. Exemplo disso foi o embate travado entre Gleisi Hoffmann e Beto Richa pela vitória de seus apadrinhados políticos à presidencia da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (ASSOMEC) que agrega 28 municípios. Foi tenso e seu resultado definido pelo critério idade.
REQUIÃO NO ATAQUE
Roberto Requião (PMDB), ciente da sua importância nas eleições de 2014 não pretende ficar alijado desta peleja e promove incursões aos municípios paranaenses marcando terreno. O peemedebista entra no “pré-jogo eleitoral” atirando para todos os lados, tanto bate no governo federal como no governo estadual, com a mesma intensidade. Ninguém escapa!
PPS E REDE POSSIBILIDADE DE TERCEIRA VIA
Outras candidaturas ao Palácio Iguaçu tendem a aparecer no cenário político em 2014. Não será surpresa se o Rede Solidariedade paranaense se coligar com o PPS e construir uma terceira via. Espaço existe!
Faça um comentário