PARTIDOS POLITICOS NO PARLAMENTO
Os partidos políticos brasileiros pouco se diferenciam no parlamento. A explicação está no poder de Agenda do Executivo que determina onde e quando os recursos orçamentários serão aplicados. 
FIDELIDADE NAS VOTAÇÕES INDEPENDE DE IDEOLOGIA
Pesquisa realizada recentemente pelo Grupo de Estudos de Software Livre da  Poli/USP (PoliGNU), na Câmara dos Deputados, comprova a fidelidade dos partidos (independente de ideologia) em relação aos projetos apresentados pelo governo de Dilma Rousseff (PT).
 
O COLEGIADO DE LIDERANÇAS DECIDE
O sistema político brasileiro permite que um colegiado de lideres parlamentares vote em nome de suas legendas a favor ou contra projetos apresentados, porém, normalmente estas lideranças estão próximas ao Executivo motivadas por diferentes interesses.
Para evitar isolamento e morte política, dificilmente um parlamentar destoa da indicação de voto que seu líder de bancada propõe. 
 
GOVERNABILIDADE GARANTIDA
Se por um lado existam vertentes contrárias ao modelo do sistema político brasileiro, outras concordam e vêem no modelo a possibilidade da governabilidade dada a previsibilidade do Legislativo, ou seja, as propostas de políticas públicas e outros projetos enviados pelo Executivo ao parlamento tem garantidas suas aprovações.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*