PDT E PT COSTURANDO ALIANÇA
Neste sábado (28) foi realizada votação interna no PT para definir o caminho que o partido tomará nas eleições de 2012 em Curitiba. Em decisão apertadíssima, seguir o PDT de Gustavo Fruet foi o norte escolhido por 167 votos contra 128, como meio mais seguro para derrotar o PSB de Luciano Ducci, e de sobra enfraquecer o PSDB do governador Beto Richa nas eleições de 2014. Como manobra política foi uma decisão inteligente, porém o eleitor – aquele que de fato decide quem fica e quem sai do poder – é que deve ser informado de forma convincente sobre os motivos da aliança PDT-PT.
A decisão, mesmo que apertada do PT em fazer aliança com o PDT para as eleições municipais de 2012 em Curitiba representa o poder organizacional do PT; dificilmente notado em outras siglas. Talvez o PT seja o partido mais organizado do estado, pois as decisões a serem tomadas são debatidas e votadas entre os delegados, o extrato dos debates é levado adiante e respeitado – mesmo com algumas contestações – pelos seus filiados.
Para o processo eleitoral que se aproxima, o carisma de Beto Richa (PSDB) deve ser considerado como importante fator de possibilidade de influência sobre o eleitorado, além de que, a aliança política costurada pelo governador para as eleições de 2010 continua presente, basta observarmos os resultados das votações no Legislativo paranaense.
A pouca representatividade e influência política de Luciano Ducci é um fato curioso, pois não demonstra neste momento força e nem tampouco habilidade de costura política que possa resultar em respaldo positivo nas eleições. Provavelmente Ducci esteja considerando como fator preponderante e decisivo o apoio do governador, e quem sabe, até da primeira dama do estado, Fernanda Richa.
Por outro lado, o carisma de Gustavo Fruet e a credibilidade de sua trajetória política poderão ser fatores importantes para tomada de decisão do eleitorado curitibano de diferentes classes sociais, principalmente naquelas onde o PT ainda encontra dificuldade de penetração.
Faça um comentário