DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E ECONOMIA VERDE
O binômio, “Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde” pretende significar garantia às necessidades atuais da humanidade sem comprometer a qualidade de vida das populações futuras em função da exploração dos recursos naturais.
CONSUMISMO E LIXO
Mas o que vemos é justamente o contrário, pois em nome do “progresso” o Capital promove devastações, produz e reproduz bens de consumo cada vez mais sofisticados. A produção acelerada fomenta o consumismo que por sua vez gera mais lixo e conseqüentemente diminui a vida útil dos já esgotados aterros. A governança mundial deverá repensar a produção.
DA ECO 92 A RIO + 20
As propostas colocadas à ECO 92 para a preservação de todo o tipo de vida do Planeta não foram respeitadas pelos países mais avançados (ditos do primeiro mundo, sic).
O “DESAFIO” CONTINUA…
Vinte anos após, o “desafio” continua: rever tudo e desenvolver novas tecnologias (como se a tecnologia pudesse recuperar os erros cometidos e o que foi devastado) para melhor aproveitamento dos recursos naturais.
PRESERVAR É PRECISO
A necessidade de preservação ambiental não se trata apenas em defender tão somente a mata, a água, mas sim a vida que depende da mata e da água para continuar seu caminho natural. As futuras gerações nos serão eternamente gratas! A nossa também!
CUT COBRA MUDANÇA DE MODELO DE PRODUÇÃO DO PNUMA
Arthur Henrique, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), durante encontro com o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner e representantes de diversos países, fez seguinte colocação: “O desenvolvimento sustentável tem três pilares – o social, o ambiental e o econômico -, mas desde a conferência do Rio em 1992, só se fala no econômico. O sindicalista afirmou que discutir os três pilares significa falar em mudança de modelo de produção e consumo e cobrou de Steiner presença destas palavras no relatório do Pnuma. “Se temos que mudar de modelo, precisamos de financiamento. Mas não tem dinheiro para mudar o modelo e tem dinheiro para salvar banco. Não tem bilhões de dólares para salvar humanos. O que é mais importante do que construir esse novo modelo de desenvolvimento sustentável?”
Comentário (CUT) Fonte Site: http://bit.ly/Pv4Fnp
Faça um comentário