SECRETARIO-GERAL DA ONU DECEPCIONADO COM “RASCUNHO ZERO”

Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU ao discursar no primeiro encontro dos chefes de Estado na Rio+20, nesta quarta-feira (20) demonstrou sua decepção com a conclusão apresentada pelos diplomatas no documento, “Rascunho Zero”. 

RASCUNHO ZERO
Documento com 49 páginas e 283 parágrafos sobre propostas que serão debatidas na RIO+20. Mesmo tendo recebido críticas de ambientalistas e ONGs, a delegação brasileira comemora o documento acordado.

SUL-COREANO ESPERAVA MAIOR ARROJO
O secretário afirmou que esperava que o texto do “Rascunho Zero” fosse mais ambicioso e arrojado ressaltando ainda que o desenvolvimento sustentável é uma questão urgente. É deste documento que sairá o acordo entre os 94 chefes de Estado presentes na conferência, afirmou.

DE SEVEN SUZUKI A BRITTANY TRILFORD
Fato importante, porém curioso, foi a participação da estudante neozelandesa de 17 anos, Brittany Trilford, que repetiu em outras palavras, o gesto da jovem Severn Suzuki durante a ECO 92, na época com apenas 12 anos de idade. A repetição de Trilford indica que nada, ou quase nada foi cumprido sobre o que foi tratado na ECO-92.

DILMA ROUSSEFF SEM DÚVIDAS
A presidente Dilma Roussef disse acreditar que os compromissos estabelecidos na Rio+20 serão cumpridos: “O compromisso da agenda do desenvolvimento sustentável é complexo e urgente. Não tenho dúvidas de que estamos à altura dos desafios que nos impõem”.




Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*