CONVENÇÕES MUNICIPAIS: CORRERIAS POR COLIGAÇÕES
Liberadas pela Justiça Eleitoral de 10 a 30 de junho, as Convenções para escolha das candidaturas às eleições municipais de 2012 dominam o assunto entre a classe política pinhaiense. A cada dia que passa e o prazo final se aproximando, as direções partidárias se desdobram e aprontam uma verdadeira correria a fim de concretizar coligações nas proporcionais visando o lançamento do maior número possível de candidatos.
CULPA DO QUOCIENTE ELEITORAL
O culpado de toda essa correria é o Quociente Eleitoral (QE) que em Pinhais/Pr, não deverá ser menor do que 4.200 votos, número mínimo que um partido político terá que alcançar para ter direito a uma vaga na Câmara Municipal. O que for conseguido além deste número poderá proporcionar outra (as) vaga (as) no Legislativo. 
ESCASSEZ DE CANDIDATURAS FEMININAS PREOCUPAM
As candidaturas femininas em Pinhais, como nos demais estados da União,  estão sendo a “pedra-no-sapato” das direções partidárias, pois a Justiça Eleitoral resolveu levar a risca os cálculos para a escolha destas candidaturas.
CALCULOS DIFERENCIADOS FAVORECEM AS MULHERES
Os partidos devem reservar 30% do número total de candidaturas às mulheres. Exemplo, o partido que sair com quadro completo em Pinhais (34 candidaturas) e tendo maioria homens deverá obrigatoriamente reservar 11 cadeiras às mulheres, pois no cálculo: 34 x 30%= 10,2, a fração é alterada para cima, ou seja, 11 enquanto que no cálculo para candidatura masculina, a fração também é alterada, porém para baixo: 34 x 70= 23,8, ou seja, 23. Os partidos podem lançar mais mulheres do que homens com cálculo inverso. 
MULHERES VALORIZADAS PELA JUSTIÇA ELEITORAL
É a forma que a Justiça Eleitoral achou para que a mulher tenha mais oportunidade de participar da vida pública brasileira de maneira efetiva, uma vez que as candidaturas femininas nem sempre foram valorizadas servindo apenas como “tapa-buraco” para os partidos políticos que, cultural e historicamente são dominados pelos homens.
QUEM SERÁ O CANDIDATO DE OPOSIÇÃO EM PINHAIS
Em várias rodas de conversas e em diferentes ocasiões tenho notado a curiosidade das pessoas em saber quem será o candidato de oposição ao atual prefeito de Pinhais. A curiosidade não é somente de gente atuante na política local, mas também de pessoas sem vinculo partidário, eleitores comuns.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*